quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Guarda Fiscal na exposição "A Guarda e a República"

Organizada pela Guarda Nacional Republicana, está patente ao público no Ministério da Administração Interna, em Lisboa, uma exposição subordinada ao tema "A Guarda e a República".
Nessa exposição foi atribuído um espaço à Guarda Fiscal, sendo ali colocado o Estandarte Nacional do Batalhão n.º 3/GF e a condecoração que lhe foi conferida - grau de oficial da Ordem da Torre e Espada de Valor, Lealdade e Mérito - pela sua participação na Revolta do Porto, mais conhecida por 31 de Janeiro de 1891(1) e a escultura de um “guarda fiscal” (encontrava-se no museu da GF).
Num outro espaço está colocado o Estandarte da Brigada Fiscal.

([1])  Ver artigo do Cap Crespo no site  “guardafiscal.org”, em História “A Guarda Fiscal na Revolta do Porto – 31 de Janeiro de 1891”

2 comentários:

  1. Surpreendente!
    A GNR, à data da implantação da república não existia, logo não pode ter nada a ver com a substituição da monarquia.
    Não pode também "socorrer-se" da sua antecessora, a Guarda Municipal, pois essa sempre esteve com a monarquia; curiosamente, em algumas circunstâncias, contra a GF, como aconteceu na Revolta do Porto (31 de Janeiro de 1891).
    Portanto, para repôr o rigor da História, sugiro à GNR duas coisas:
    -Que organize no MAI uma exposição sobre a GNR e a República onde terá muita coisa para contar,
    - Que organize no Ministário das Finanças uma exposição sobre a GF e a implantação da República.

    ResponderEliminar
  2. As várias manifestações de repúdio pelo propositado, e infeliz, apagamento da GF da Exposição a Guarda e a República, quando esteve patente no quartel do Carmo, sortiram efeito.

    Mais vale tarde do que nunca.

    E é tempo de todos os que serviram na GF começarem a rebater as inúmeras calúnias que sobre essa prestigiada e centenária instituição têm sido ditas nos últimos anos.

    Para quando uma nova Polícia Fiscal, fora da alçada da GNR. GNR que em poucos anos desbaratou o árduo trabalho de mais de um século de serviço dedicado a PORTUGAL.

    ResponderEliminar