terça-feira, 5 de outubro de 2010

Faleceu o Sr. General Hugo dos Santos

Hoje, 5 de Outubro de 2010, faleceu o Sr. General Hugo Manuel Rodrigues dos Santos, último Comandante Geral da Guarda Fiscal.
HOMEM singular, com um carácter indelevelmente marcado por um profundo idealismo, colocou toda a sua inteligência, experiência e dinamismo contagiante ao serviço do Comando da “sua” Guarda Fiscal que tão injustamente viu ser extinta.
Nascido em Oliveira do Hospital há 77 anos, frequentou o Curso da Escola do Exército, Arma de Infantaria no período de 1952 a 1955.
Com Comissões Militares em Cabo Verde, Angola e Guiné, o General Hugo dos Santos comandou a Guarda Fiscal de Outubro de 1986 a Outubro de 1992, tendo ainda desempenhado o cargo de Director da Arma de Infantaria, Presidente do Conselho Superior de Disciplina e Inspector Geral do Exército.
Foram-lhe atribuídas as seguintes Condecorações: Grande Oficial da Ordem Militar de Cristo, Grã-Cruz da Ordem Militar de Mérito Militar, Grã-Cruz da Ordem Militar da Liberdade e quatro Medalhas de Serviços Distintos (1 de ouro e 3 de prata)
Participante activo no Movimento das Forças Armadas, foi responsável pela guarda da documentação mais sensível do Movimento, assessorando, após a Revolução, o General Costa Gomes.
Representou o Movimento nas conversações com o PAIGC, acompanhando o Dr. Mário Soares e o Dr. Almeida Santos nas reuniões que conduziram à assinatura do Acordo em Argel, que também subscreveu.
Mais tarde, em Bucareste, iniciou contactos com entidades chineses visando o reatamento das relações diplomáticas com a República Popular da China.

1 comentário:

  1. Tive pena que tão poucos "guardas fiscais" tivessem camparecido ao seu funeral.

    ResponderEliminar